terça-feira, 3 de janeiro de 2012

HISTÓRIA DO AMAPÁ (PARTE II) USINA DO PAREDÃO X USINA COARACY NUNES

No dia 21 de janeiro de 1958, ainda pela manhã, um fato trágico aconteceu. Apesar de não influenciar diretamente nas obras de construção da usina hidroelétrica do Paredão, marcaria bastante, pois dias depois mudaria o nome da Usina. 
          
Neste dia, por volta das 15 horas, o povo amapaense seria surpreendido com a notícia da queda do avião CAP - 9, nas matas da região do Macacoari, ocasionando a morte de todos os que estavam a bordo. O avião era comandado pelo piloto Hamilton Silva,  com  dois  passageiros:  o Deputado Federal Coaracy Gentil Nunes e Doutor Hildemar Maia. Com a queda o aparelho se incendiou carbonizando-os.

Devido o carisma que possuía o deputado Coaracy Nunes entre os amapaenses, a tragédia gerou  um profundo sentimento de pesar na sociedade. Em 30 de abril de 1958, os acionistas da Companhia de   Eletricidade do Amapá  reuniram-se em assembléia geral,  presidida pelo Governador do Território Pauxi Gentil Nunes, irmão do Deputado Coaracy Nunes e do ex governador do T.F. Amapá Janary Nunes, e em um dos momentos da reunião o Doutor Tupy Corrêa Porto, presidente da CEA, informou que havia enviado ofício ao Governador do Território sugerindo a proposta de mudança do nome da Usina Hidroelétrica do Paredão para Usina Coaracy Nunes, proposta levada em consideração pela  Assembléia, e aprovado por unanimidade; sujeriu-se também  na oportunidade que a barragem da Casa de Máquinas da Usina passasse a chamar de  Hildemar Maia, a barragem do vertedouro de Hamilton Silva e a Linha de Transmissão Macapá-Paredão recebesse o nome de Janary Nunes.
GILSON CARLOS
Historiador

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